2ª Região Militar tem novo Chefe do Estado-Maior
São Paulo (SP) – O Coronel Luis Filipe Americano Almada passou a Chefia do Estado-Maior da 2ª Região Militar (2ªRM) para o Coronel Erick Vaz de Castro no dia 17 de janeiro no Quartel General do Comando Militar do Sudeste.
A cerimônia teve início com a inauguração da placa do Coronel Luis Filipe Americano Almada na galeria de antigos Chefes do Estado-Maior (ChEM) da 2ª RM. Em seguida, autoridades civis e militares prestigiaram a solenidade de passagem de chefia, presidida pelo Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, no Espaço Cultural do Comando Militar do Sudeste (CMSE).
Currículo do Cel Vaz de Castro
O Coronel ERICK VAZ DE CASTRO é natural da cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro, filho do senhor Wanderley de Castro e da senhora Eutalha Maria Vaz de Castro.
Ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 1991 e na Academia Militar Agulhas Negras em 1992, sendo declarado Aspirante a Oficial da arma de Infantaria em 2 de dezembro de 1995. Foi promovido ao posto de Coronel em 31 de agosto de 2019.
Durante sua carreira militar, serviu no 37° Batalhão de Infantaria Leve, em Lins; no 5° Batalhão de Infantaria Leve, em Lorena; no 6° Batalhão de Infantaria Leve, em Caçapava; no Comando da 3ª Região Militar e no Comando do 3º Grupamento Logístico, ambos em Porto Alegre; no Comando da 2ª Região Militar, em São Paulo; foi Comandante no 25º Batalhão Logístico Escola, no Rio de Janeiro; e Chefe do Estado-Maior do Comando da 2ª Divisão do Exército.
Além dos cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais e de Comando e Estado-Maior do Exército, realizou os seguintes cursos e estágios: Estágios de Operações Aeromóveis, Básico de Montanha e Operações no Pantanal, além de Licenciatura em História e pós graduação em História Militar.
Dentre as condecorações com que possui, destacam-se a Medalha Militar de Prata, Medalha Marechal Osório, Medalha das Nações Unidas, Medalha do Pacificador e Medalha Corpo de Tropa Ouro.