Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Militares do Exército Brasileiro embarcam para exercício CORE 22 nos Estados Unidos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Militares do Exército Brasileiro embarcam para exercício CORE 22 nos Estados Unidos

  • Publicado: Terça, 16 Agosto 2022 10:54
  • Última Atualização: Terça, 16 Agosto 2022 10:54

Guarulhos (SP) – Os 219 militares do Exército Brasileiro que participarão do exercício CORE 22 (Combined Operations and Rotation Exercises) nos Estados Unidos se despediram de suas famílias nesta quinta-feira (4). Eles embarcarão ainda hoje com destino a Fort Polk, no estado de Luisiana.

A solenidade de despedida ocorreu na Base Aérea de São Paulo, com a presença do Subcomandante de Operações Terrestres, General de Divisão Edson Skora Rosty, e do Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto.

Entre os dias 4 de agosto e 6 de setembro, tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), do Exército Brasileiro, e da 3ª Brigada da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division), do Exército dos Estados Unidos, compartilharão experiências, além de trocar conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa.

"O que vocês estão fazendo agora é permitir as melhores condições para que as duas nações, as duas tropas, troquem experiências e conhecimentos e garantam, em caso de necessidade, uma operação perfeitamente integrada", afirmou o General Rosty.

O CORE 22 é resultado de um programa de cooperação assinado entre Brasil e Estados Unidos que estipulou exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028, promovendo interoperabilidade entre os dois exércitos.

O exercício também tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON) e para o treinamento das Forças de Prontidão (FORPRON), certificando tropas do Exército Brasileiro para operações internacionais.

A 2º Sargento Larissa, do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), integrará a equipe de saúde do Exército Brasileiro no CORE 22. "É a primeira vez que o segmento feminino está infiltrando no campo tático, de batalha, junto com o segmento masculino, então é uma satisfação muito grande, uma honra", destacou a enfermeira, uma das sete mulheres que comporão o efetivo brasileiro.

No ano passado, o exercício ocorreu no Brasil, nas cidades de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e Resende (RJ).

registrado em:
Fim do conteúdo da página