Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página
Editoria A

Comandante

Publicado: Sábado, 04 Julho 2020 17:39 | Última Atualização: Quarta, 04 Agosto 2021 10:42 | Acessos: 15316

Gen Div JORGE CARDOSO MARTINS

 

 

O General de Divisão JORGE CARDOSO MARTINS, Diretor de Educação Superior Militar, ascendeu ao Generalato em 31 de março de 2015, sendo promovido ao posto atual em 31 de julho de 2018.

 

Nascido em 27 de junho de 1961, na cidade de Araçatuba, SP, é filho de MANUEL MARTINS e MARIA HELENA CARDOSO.

 

Incorporou às fileiras do Exército em 4 de fevereiro de 1980, no 5º Grupamento de Artilharia de Campanha, em Curitiba – PR, passando no ano posterior para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas-SP, tendo sido declarado Aspirante-a-oficial da Arma de Infantaria, em 7 de dezembro de 1985.

 

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, é possuidor dos Cursos Básico Paraquedista e de Mestre de Salto. No meio civil, possui o MBA Excelência Gerencial – Gestão Pública na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

 

Principais funções desempenhadas:

 

Instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, Comandante de Companhia de Fuzileiros do 28º Batalhão de Infantaria Blindado, Comandante da Companhia de Comando da 11ª Brigada de Infantaria Blindada. Observador Militar da Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM III),  Comandante de Companhia de Alunos e Chefe da 3ª Seção do Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Adjunto da Seção de Inteligência do Comando da 2ª Divisão do Exército, Adjunto da Seção de Operações e Chefe da Seção de Planejamento do Comando da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, Comandante do 5º Batalhão de Infantaria Leve, Subcomandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Adido Militar do Brasil em Israel, Chefe da Seção de Ligação de Adidos do Estado-Maior do Exército, Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa e 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército, Diretor de Educação Superior Militar.

 

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com que foi agraciado, destacam-se: Medalha Militar de Ouro com passador de Platina, Ordem do Mérito Militar - Grande Oficial, Ordem do Mérito Aeronáutico – Comendador, Ordem do Mérito Naval – Comendador, Medalha Mérito Tamandaré, Medalha Mérito Santos Dumont, Medalha Corpo de Tropa – Bronze, Medalha Marechal Osório, Medalha das Nações Unidas UNAVEM III, Medalha Afonso Henriques (Mérito do Exército de Portugal) - 1ª Classe, Medalha de Serviços das Forças de Defesa de Israel, Medalha “Fé em la Causa” do Exército da Colômbia e Medalha Militar da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA).

 

O General-de-Divisão  CARDOSO MARTINS  é casado  com  a Sra. MÁRCIA MARIA MARTINS PINTO e  tem um filho PAULO HENRIQUE, atualmente Aluno do 2º Ano do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Fim do conteúdo da página